Assim como nós precisamos de cuidados especiais quando chegamos a uma certa idade, com os cães é a mesmíssima coisa. Afinal, eles também adoecem, perdem um pouco da mobilidade e de alguns dos sentidos (audição, olfato etc), e, por isso, precisam ser tratados com mais atenção. Muitos até pensam que adotar um cão idoso é desvantagem, mas, existem alguns benefícios que merecem ser ditos.
Primeiro de tudo, é bom salientar que, ao contrário de um cãozinho mais jovem, um que seja mais velho está mais bem treinado para tudo, especialmente, em relação a sua higiene pessoal. Portanto, é bem mais fácil que o seu pet mais velho suje bem menos a sua casa do que um mais novo.
Outro conveniente em adotar cães idosos é que não vão roer pertences seus, como roupas, tapetes, plantas e móveis. O motivo? Eles já estão com a dentição formada.
Um problema comum ocorre quando novos cães precisam se socializar com aqueles que já moram na casa. No caso de um cão mais velho, essa questão é mais tranquila, e ele tende a se adaptar melhor, devido ao fato dele já ter aprendido sobre “hierarquia”, e como pertencer à “matilha” no local, seja ela canina ou “humana”.
Por ter um senso de lealdade mais bem desenvolvido, um cão mais velho tende a ser mais amoroso com os donos, além de ser mais suscetível a certas atividades diárias, como passeios, viagens etc. Afinal, a gratidão, que é outro senso bem desenvolvido com a idade, também é uma das características de um cão idoso.
É bom lembrar que o animal, nessa fase, já se encontra com a sua personalidade definida, o que torna mais fácil lidar com ele. Portanto, não tem erro: se ele for um cão calmo em casa, e manterá essa calma em qualquer lugar, seja na rua, ou em outro ambiente.
E, por fim, a “agitação” de um cãozinho mais novo não combina com um que seja de mais idade. Portanto, à noite, ele tenderá a dormir melhor, não incomodando você e sendo mais receptivo aos seus horários e rotinas.