Você está visualizando atualmente Saiba tudo sobre adoção de cachorro deficiente

Saiba tudo sobre adoção de cachorro deficiente

Adotar um cãozinho de estimação não é tão fácil como se imagina. É preciso que você tenha estrutura e consciência suficientes para proporcionar a ele um lado saudável e alegre. Porém, existem casos em que esses cuidados precisam ser redobrados, principalmente quando o cãozinho possui algum tipo de deficiência. Assim como pessoas com necessidades especiais, esse tipo de cãozinho apenas necessita de mais carinho e atenção do que o normal.

Existem, basicamente, dois tipos bem comuns de deficiência que um cão pode ter: paralisação das patas (que pode ser ocasionada de diversas maneiras, como acidentes, atropelamentos e sequelas de doenças, como a cinomose) e a cegueira (podendo ser causada devido a doenças ou adquirida de maneira congênita).

Para adotar um cão nessas condições, os procedimentos são um pouco diferentes em relação a um animal totalmente saudável. Numa reunião com o veterinário do local, este terá que explicar não somente a limitação do animal, mas, o que causou essa limitação, e até mais importante: quais os cuidados, remédios e outras necessidades que o pet precisará ter.

Analisadas essas questões, é a hora de pensar no lado financeiro que envolve esse tipo de adoção. Naturalmente a família precisará desembolsar mais dinheiro. Além da necessidade de uma cadeira de rodas (em caso de paralisia), cães com necessidades especiais, geralmente, adoecem mais, e, portanto, precisam se medicar mais. Para o cão com problema de locomoção, o ideal é que o comedouro e o bebedouro estejam sempre pertos dele. Não esqueça da caminha e brinquedos igualmente acessíveis.

Uma boa dica é inteirar toda a família a respeito do novo pet, para que ele receba carinho e atenção suficientes, e para que o seu espaço dentro da casa seja respeitado. No final das contas, não há nada de muito complicado quanto a isso. Normalmente, um cãozinho com necessidades especiais tende a ser mais amoroso que os demais, portanto, adotar um pet nessas condições é, sem dúvida, muito gratificante.